quinta-feira, agosto 17, 2023

O PODER DAS MARGARIDAS

 Margarida é uma tímida florzinha, linda que só ela! Tem as pétalas delicadas e brancas contornando o miolo amarelo, parece um quindim – seria uma flor ou um doce? Eu tenho uma amiga margarida, a Margarida. Estamos distantes e muito próximas. Nunca tivemos um longo convívio cotidiano, não moramos mais na mesma cidade, mas nos entendemos como poucos, que às vezes vivem juntos uma eternidade.


Um dia desses pensei que ela poderia ter sido minha irmã. Imaginei que a gente poderia ter crescido juntas numa cidadezinha qualquer, dividido as mesmas roupas, passeado pelas ruas tomando um sorvete, compartilhado livros e ido ao cinema… Porque eu sei que ela gosta das ilusões das telas, do mesmo jeito que ela, sabendo que eu gosto de muitas futilidades na vida, poderia ver a vitrine das lojas comigo.


Também sinto uma saudade estranha dela, uma saudade não sei do quê, do que nunca existiu. Assim, como o oco de uma árvore, que não se vê mas está lá, repleta da memória das coisas que não fizemos. Mas que a gente quase pode tocar, que um pequeno toque de mágica pode cristalizar, transformar em coisa de apanhar com a mão. Porque, na real, ela é mesmo, ainda que não tenha sido, uma irmã, uma  predestinada amiga. 


A literatura também nos aproxima. Aliás, coisa nenhuma nos afasta. Ela gosta de ler as breves coisinhas que eu às vezes escrevo e eu adoro tudo que descubro nas entrelinhas do que leio dela. Ela está sempre lá, eu estou sempre aqui. Mas a gente sabe que é só chamar: pelo e-mail, mais longamente; pelo WhatsApp ou pelo Instagram. Pode chamar também assim, por uma espécie de telepatia: oi, você está aí?


Às vezes penso como espelhos, que gostaria de tornar algumas coisas mais visíveis para ela. A grandeza da pessoa que ela é, por exemplo, mas fico tímida. Sei lá, a timidez silenciosa e fria de um jogo de espelhos. Mostrar a ela que isso talvez multiplique a força que emana de mil margaridinhas juntas! Ela nem sabe que tem muito mais que mil margaridinhas dentro dela. Por isso penso e espero por esse dia. 


O dia em que um tanto de pétalas brancas e miolinhos amarelos entrarem em combustão. Esse dia há de reverberar uma beleza e uma doçura capaz de assombrar o mundo. Vai que a Margarida descobre o poder que tinha e tem...


Aguardo ansiosa e atenta.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Fiquei sem palavras. Você é uma ESCRITORA com todas as letras maiúsculas. Sou só alegria e gratidão por essas palavras 🩷

[Margarida]

7:56 AM  

Postar um comentário

<< Home